ORIGEM E NASCIMENTO

Posted by My Zone


Fui o terceiro filho dum casal de gente simples e sem recursos. Os meus pais eram de origens diferentes, os meus avós paternos migraram de uma aldeia do concelho de Sabugal, distrito da Guarda, na expectativa de encontrar melhor vida em Lisboa, onde nasceu o meu pai. Anos mais tarde, deslocaram-se para Setúbal, porque o meu avô era militar da Guarda Nacional Republicana e tinha sido colocado em Setúbal. Aqui viveram tendo o meu pai feito serviço militar no antigo Quartel do R.I. 11, tendo, algum tempo antes, conhecido uma jovem que mais tarde seria a minha mãe, que vivia no típico bairro das Fontainhas. Os meus avós maternos eram originais de Murtosa no distrito de Aveiro, os chamados “Varinos”, gente que vivia dos recursos que o mar lhes dava. Nunca conheci o meu avô materno, já que desapareceu num naufrágio, nunca tendo sido resgatado, sendo a minha mãe órfã à data em que conheceu e casou com o meu pai. Deste casamento já tinham nascido dois filhos, um rapaz e uma rapariga na altura com catorze e treze anos, quando eu nasci. Apesar de já existir maternidade no Hospital de Setúbal, o nascimento foi em casa, a uma quinta-feira dia 6 de Fevereiro de 1958 , tendo o parto sido feito por uma senhora “Curiosa” que costumava usar a competência de parteira quando alguém a solicitava.
Duas semanas depois baptizaram-me na igreja de S. Sebastião em Setúbal, os padrinhos foram a irmã do meu pai, minha tia, e o marido. Deram-me os nomes João e Pedro, em homenagem ao meu avô paterno.

This entry was posted on sábado, 11 de abril de 2009 at sábado, abril 11, 2009 . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário