Aspirador

Posted by My Zone in , , , , , , ,


Lembro-me, que no tempo da minha avó, a limpeza do chão era feita com uma vassoura e uma pá, e não querendo ser comparado com algum spot publicitário, eu ainda sou do tempo em que a minha mãe usava o mesmo método, só mais tarde presumo que no final da década de 70, chegou pela primeira vez um destes aparelhos lá a casa, com a evolução das necessidades básicas da população, sendo uma delas o conforto do lar, assistia-se na altura á proliferação de revestimentos de pavimentos com alcatifa, havia pois que alterar o processo de limpeza, o processo da vassoura levantava o pó do chão e depositava-o em cima dos móveis, mas mesmo sem alcatifa este facto também acontecia, o aspirador de pó tornou-se assim num electrodoméstico indispensável para a maioria das pessoas, e que resulta num beneficio tanto na questão da higiene como da saúde, pois nos filtros ficam retidas as poeiras mais finas contendo bactérias e ácaros, germes responsáveis pelas alergias e doenças respiratórias.
A invenção do aspirador remonta ao final do séc. XIX inicio do séc. XX, mas já antes tinham sido criados artefactos cujo objectivo era o de remover o pó das carpetes, em 1869, surge o primeiro, inventado por Ives McGaffey, accionado por uma manivela. Em 1901, Hubert Cecil Booth, um engenheiro inglês, construiu o primeiro aspirador eficiente com um motor eléctrico e uma bomba, o problema era o seu tamanho pois devido às suas dimensões não era viável colocá-lo em casa, porém a máquina estacionava na rua e o pó era sugado das carpetes e conduzido através de mangueiras flexíveis. Booth foi chamado para realizar um grande número tarefas, tais como a limpeza das vigas do Crystal Palace, que era uma enorme construção em ferro fundido e vidro erguido no Hyde Park, em Londres, para albergar a Grande Exposição de 1851 e foi destruído por um incêndio em 1936, que estavam sobrecarregadas de poeira. Entretanto no outro lado do mundo, Murray Spangler que trabalha como porteiro sofre de asma, e o pó que se levanta enquanto limpa as escadas e os tapetes agrava o seu estado de saúde, então lembrou-se duma solução, colocou um ventilador numa caixa de sabões, e sobrepõe-lhe uma fronha de travesseiro juntamente com um cabo de vassoura, e assim nasce o primeiro aspirador portátil. Passado algum tempo, William H. Hoover, soube do engenho e viu nele uma grande oportunidade de negócio, comprou a patente a Murray e inicia a fabricação em 1908, nascendo também uma empresa de sucesso global. Da história do aspirador pouco mais há a acrescentar, nunca houve evoluções das características gerais, nos anos 60 a 70, surgiu o aspirador de mão, e só a partir da década de 80 começaram a inovar nos modelos, devido ao progresso das novas tecnologias.
Actualmente, já existe a aspiração central que é muito mais prática e menos incomodativa dado que não produz ruído, O sistema de aspiração central que consiste numa rede de tubos de PVC, que transportam a poeira a partir de tomadas instaladas em pontos estratégicos, levando-a até uma central colocada num local externo, normalmente numa moradia será a garagem, noutro edifício a cave, por exemplo. Para activar o sistema, basta introduzir a mangueira na tomada e aspirar.

This entry was posted on quarta-feira, 8 de abril de 2009 at quarta-feira, abril 08, 2009 and is filed under , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário